A democracia é mesmo o caminho?


A construção do sistema democrático passou por décadas para chegar ao estágio atual, estando consolidado em boa parte dos países. Entretanto, tal sistema político exclui a opinião de muitos na tomada de decisões.

Vendo a situação de uma eleição presidencial, por exemplo, na maioria dos casos o eleito acaba tendo não mais que dois terços dos votos. Tomando o Brasil como referência, um país com mais de 130 milhões de eleitores, em uma eleição desse tipo a vontade de mais de 45 milhões de pessoas é praticamente ignorada. Isso realmente representa o "poder do povo"? Essa quantidade de pessoas não pode ser ignorada.

Em uma sociedade como a nossa, em que os grupos sociais estão cada vez mais fragmentados, o governo está perdendo poder quando comparado a lideranças locais, como associações de bairro e igrejas, por exemplo. E isso acontece porque o governo não representa a todos, ele está governando “apenas” para a maioria, deixando de ouvir milhares, talvez até milhões, de vozes.

Será mesmo que um governo centralizado, que acaba por ter de tratar uma população imensa como se esta fosse homogênea, realmente representa todas as pessoas? Talvez esteja na hora de criticarmos menos os políticos e pararmos para pensar se o sistema de governo está realmente de acordo com a nossa realidade.

Mateos Kruchelski Tschá

0 comentários:

Postar um comentário